On-site retargeting: confira porque essa estratégia é tão eficaz

Bem conhecido dentro do marketing digital, o retargeting é a técnica de recapturar a atenção de um potencial consumidor que já deixou seu site, por meio de cookies que registram a atividade do usuário e anúncios posteriores exibidos em parceiros. Quando esse método é aplicado de forma preventiva — ou seja, antes do potencial consumidor deixar o seu site —, o nome dado é on-site remarketing.

O on-site retargeting é uma ferramenta interessante para otimizar a atividade de um potencial consumidor em um site. Com ele, é possível maximizar a permanência do visitante nas páginas e garantir que eles vejam conteúdos relacionados às suas interações na página.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é on-site retargeting, suas diferenças para o retargeting tradicional e como aprimorar sua utilização em uma estratégia de marketing. Confira!

 

Quais as diferenças do retargeting para o on-site retargeting?

 

O que é retargeting

O retargeting tradicional é quando o comportamento de um visitante é registrado por cookies e utilizado para reaproximar esse consumidor potencial do site de uma empresa. Isso é feito com anúncios específicos que serão exibidos em outras páginas, incluindo o Facebook e páginas que façam parte da rede de display do Google.

Um exemplo claro de retargeting é quando um usuário busca por uma cafeteira em um site de e-commerce, por exemplo, mas não finaliza a compra. Depois disso, ele passará a ver propagandas desse produto em outros sites que visitar e receberá até e-mails com ofertas relacionadas a esse comportamento.

A eficiência do retargeting é comprovada: poucas pessoas realizam uma compra ao visitar um site pela primeira vez. Porém, se for constantemente lembrado da oferta, esse consumidor potencial terá uma segunda chance de voltar e adquirir um produto ou serviço.

 

O que é on-site retargeting

O on-site retargeting, que também é chamado de retargeting interno, é a técnica que possibilita redirecionar os visitantes para conteúdos enquanto eles ainda estão navegando na página.

Com o on-site retargeting, as atividades desses consumidores potenciais são registradas internamente. Caso o comportamento deles indique que estão perto de deixar a sua página, é exibida uma mensagem, anúncio ou possibilidade de interação adicional.

 

Como funciona o on-site retargeting?

A principal forma de identificação da intenção de saída de um usuário é o movimento do mouse. Normalmente, quando o cursor se move em uma velocidade e direção pré-determinada, aquilo quer dizer que o visitante está prestes a deixar a página. É nesse momento que o site pode lançar um pop-up convidando o usuário a, por exemplo, baixar um e-book ou assinar uma newsletter.

Outras métricas também podem ser utilizadas, como o tempo de duração de uma visita ou o comportamento dele com a barra de rolagem. Tudo que for um indicativo de que o usuário deixará a página pode ativar o gatilho que vai ativar esse pop-up.

Outra forma de utilização do on-site retargeting é quando o usuário está navegando em páginas de encerramento, como a tela de confirmação de uma compra de um e-commerce. Esse momento pode ser o ideal para sugerir que ele volte para um produto que se interessou durante a sessão ou até em visitas passadas.

 

Como melhorar o on-site retargeting?

A principal dica para aprimorar o on-site retargeting é a velha regra de ouro do marketing digital: realize testes A/B sempre, oferecendo duas opções diferentes para os consumidores e adotando aquela que mais converte.

Uma outra técnica interessante para converter mais com o on-site retargeting é a utilização de pop-ups com opções de resposta ao potencial consumidor.

Logo, apresentar a ele uma tela com a pergunta “Você quer descobrir as 10 melhores formas de fazer o on-site retargeting?”, seguida de uma opção de resposta de sim ou não, pode converter mais que apenas uma frase imperativa como “Baixe agora nosso e-book de retargeting”, por exemplo.

Agora que você já aprendeu mais sobre o on-site retargeting, que tal continuar por dentro dos melhores conteúdos sobre marketing e publicidade? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

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