Você está usando as hashtags corretamente nas suas redes sociais?

O símbolo já existia há mais tempo, mas, com a popularização das redes sociais, ele se transformou em algo completamente diferente. Hoje em dia, as hashtags são parte integrante da vida moderna, e conduzem diversos tipos de discussão em várias plataformas.

As hashtags são indexadas por redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook para agrupar publicações sobre um mesmo assunto. Por exemplo, #saúde pode incluir conteúdo focado em bem-estar, esporte, alimentação saudável, entre outros. Mas, para que um post entre nesse meio, ele precisa conter a hashtag.

Graças a essa possibilidade, usar hashtags nas redes sociais é um excelente caminho para exibir o seu conteúdo para mais gente. Ao usar os termos certos, você pode aumentar consideravelmente a sua exposição. Basta acertar na escolha dessas palavras. Veja como a seguir:

 

Por que usar as hashtags nas redes sociais?

Quando um post é publicado nas redes sociais, ele fica visível para quem já segue ou curte aquele perfil. Se receber compartilhamentos, pode atingir uma parcela maior de audiência. Felizmente, você conta com mais um recurso para conquistar isso.

Ao inserir hashtags nas redes sociais, cada publicação sua poderá chegar a um público inédito que esteja visualizando aquela tag. Por exemplo: quem busca por referências de moda em #lookdodia ou #ootd pode se deparar com um conteúdo promocional de sua empresa se você utilizar essas hashtags — mesmo que a pessoa não te siga.

Com o aumento cada vez mais intenso da concorrência nas redes sociais, as marcas precisam de todos os recursos que puderem para permanecerem relevantes junto ao público. Você pode contar com o impulso de visibilidade que as hashtags oferecem, mas somente se acertar ao usá-las.

 

Como usar as hashtags nas redes sociais da forma correta?

Quando existem muitas possibilidades, cometer erros é algo cada vez mais possível. Você quer passar a usar hashtags nos seus posts no Facebook e Instagram? Então precisa pensar bem em quais palavras deverá utilizar.

Você não precisa se limitar apenas a uma hashtag. No entanto, dependendo da rede social, não deve exagerar: o Twitter tem limite de caracteres, então use somente os termos que forem realmente essenciais para o seu conteúdo. Já no Instagram, é bastante comum usar verdadeiros blocos de várias hashtags.

Cuidado ao escolher as palavras para criar hashtags nas redes sociais. Elas devem ser exatamente isso: palavras, e não frases. Não faz sentido tentar comunicar uma sentença inteira usando esse recurso. Use-o somente para demarcar temas relacionados ao seu.

 

Quais as melhores ideias para usar hashtags nas redes sociais?

Agora que você já sabe de quais erros se manter longe, já pode começar a elaborar a sua estratégia para aproveitar o que as hashtags têm a oferecer às suas redes sociais.

Para começar, faça uma boa pesquisa. Você precisa saber se o termo escolhido realmente tem popularidade ou se existe algum sinônimo melhor. Nada te impede de criar uma hashtag própria para uma campanha especial ou baseada em algum produto da sua empresa.

Se for um termo inédito, você terá o trabalho de tentar emplacá-lo nas redes sociais, então é importante utilizá-lo com regularidade e convidar seu público a fazer o mesmo. Uma dica é tornar isso algo obrigatório para participar de uma promoção.

Preste atenção em qual rede social você está usando sua hashtag. Apesar de suportar o recurso, o Facebook não tem nela a sua principal forma de distribuição de conteúdo. Procure usar uma ou duas delas apenas.

Já no Instagram, não há limites: é muito comum que as pessoas utilizem diversas variações dos mesmos termos. No Twitter, tenha concisão — o espaço é curto.

A principal vantagem de usar as hashtags nas redes sociais é aumentar a visibilidade do seu conteúdo ao inseri-lo em discussões com tema compatível. A internet é movida por nichos e contextos bem específicos, portanto, a sua comunicação tem muito a ganhar ao aparecer para as pessoas no momento certo.

De que forma você pretende começar a usar hashtags nas redes sociais? Conte nos comentários!

Publicações Recentes

Deixe um Comentário