Google AMP: descubra o que é e porque você deve ativá-lo agora

Quantas vezes você já utilizou o celular hoje com o único propósito de navegar pela internet?

Otimizar a produção de conteúdos para blogs, sites e e-commerces para esses dispositivos é essencial para alcançar um público crescente, ávido por novidades e que não tem tanta paciência assim para explorar páginas desconfiguradas ou que consumam todo o pacote de dados.

Com isso em mente, profissionais do marketing recorrem ao Google AMP. Quer entender como essa ferramenta funciona e quais são seus benefícios? Acompanhe!

 

O que é Google AMP e quais são os seus benefícios?

O Google AMP, ou Google Accelerated Mobile Pages, é um dos recursos essenciais para os sites que desejam ter um carregamento mais rápido, oferecendo uma experiência melhor para o usuário e fortalecendo estratégias de marketing. O E-Bay foi um dos primeiros a adotar a ferramenta.

Segundo uma pesquisa divulgada no Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do IBGE, o uso de smartphones para acessar a internet já ultrapassou o computador no Brasil.

Estimava-se que mais da metade dos 67 milhões de domicílios no país tenham acesso à internet em 2014 (data do último levantamento), e o celular era usado em mais de 80% das casas com esse serviço.

Diante desse cenário, é importante entender que quanto maior a velocidade do site, melhor é a experiência que os usuários têm.

E esse é um dos fatores de peso para que a sua página conquiste um posicionamento melhor nos sites de busca, já que além de otimizar a rotina do usuário, as pessoas se sentem mais seguras em páginas que carregam rapidamente.

O Google AMP pode ser utilizado em qualquer tipo de site, tais como e-commerces, blogs, landing pages, dentre outros. E para fechar a lista de benefícios da ferramenta, lembramos que o Google AMP é open source: qualquer pessoa pode acessar e aplicar melhorias num esquema colaborativo.

 

Como configurar o Google AMP?

Em plataformas de CMS como o WordPress, o Google AMP pode ser configurado com o auxílio de plugins. Confira o passo a passo!

1. acesse o menu de Plugins do WordPress e clique em “Adicionar Novo”;
2. instale o plugin AMP e ative;
3. para acessar mais melhorias e acompanhar os dados no Google Analytics, instale e ative também o AMP for WP;
4. após instalar e ativar o AMP, acesse-o e clique em Analytics. Instira o código de acompanhamento da sua conta;
5. por fim, para configurar o visual de suas páginas aceleradas, ckuqye en “Design” e, em seguida, em “Lauch Post Builder”;
6. em “Aparência”, selecione as informações que você deseja manter nas páginas aceleradas, edite e salve.

Para configurar o AMP HTML sem usar o seu CMS, acesse o tutorial do projeto aqui!

 

Como acompanhar os acessos às suas páginas AMP?

Para acompanhar a indexação das páginas nos resultados de busca do Google, você precisa ter uma conta no Google Search Console.

Depois de acessar sua conta, clique em “Aspecto da pesquisa” e na opção “Páginas aceleradas para dispositivos móveis”. Assim, você pode verificar como anda o desempenho de suas páginas e se há algum tipo de erro.

Se a sua configuração permite o acompanhamento no Google Analytics, você também pode acompanhar o desempenho das suas páginas por lá. Basta clicar em “conteúdo do site”, e em seguida, em “Todas as páginas”. Digite “/amp” no campo de busca para filtrar os resultados.

Segundo o Google, uma página mobile leva cerca de 22 segundos para carregar. Contudo, 53% das pessoas tendem a abandonar a página se ela leva mais de 3 segundos para estar completa.

O Google AMP veio para resolver esses problemas, melhorando o cenário para que produtores de conteúdo alcancem o público em tempo hábil, bem como a geração de leads qualificados.

E você, gostou de nossas dicas sobre Google AMP e quer engajar seus colegas de trabalho para aprender ainda mais sobre o marketing digital? Compartilhe esse post nas redes sociais e marque seus amigos!

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