Como conquistar e fidelizar pacientes do seu consultório?

Já parou para pensar em como a internet mudou a sua vida? Se antes você buscava contatos em listas telefônicas, hoje você tem uma infinidade salva bem na palma da mão, no seu celular. Falar com amigos para buscar recomendações ficou mais fácil, assim como pesquisar referências de um produto ou serviço. O poder da internet — em especial dos smartphones — revolucionou a forma como consumimos.

Estudos da Google apontam que 74% das pessoas pesquisam online antes de comprar em uma loja física e mais de 80% usam o mecanismo de busca da própria Google para encontrar um negócio próximo a elas.

Ou seja, independentemente do ramo, todos os negócios estão sujeitos a uma pesquisa prévia antes do consumidor decidir por ele. Isso significa que, para conquistar os clientes do seu consultório, é preciso encarar um público muito bem informado e exigente com a qualidade do atendimento. E por que se esforçar constantemente nessa conquista de novos pacientes se você pode fidelizar os que já tem?

A fidelização é uma maneira de evitar a alta rotatividade de pacientes e garantir mais segurança financeira para o seu negócio. Mas como fidelizar pacientes?

 

1. Atenda seu paciente com excelência

O primeiro passo para garantir a confiança e o retorno dos seus pacientes é o atendimento personalizado. Desde a forma como ele é recebido pelo telefone para marcar a primeira consulta até a chegada no consultório e o atendimento em si, cada momento é decisivo para estabelecer uma relação de fidelização. Não deixá-lo esperando, por exemplo, é um fator simples, mas que pode ser decisivo na opinião do cliente.

Invista em treinamentos e capacitações, tanto para melhorar a qualidade do seu atendimento quanto para que teleatendentes e recepcionistas consigam tratar cada paciente de forma individualizada. Afinal, nem o marketing pode superar um médico que olhe nos olhos do paciente.

 

2. Invista em uma presença digital

Outra forma de fidelizar pacientes em uma clínica é possibilitar contato por meio da internet. Já que a maioria deles já vai estar conectada grande parte do tempo, por que não explorar o meio digital para reforçar ainda mais a relação?

Crie um site completo, com todas as informações de que seu cliente precisa — endereço, telefone, serviços prestados, convênios atendidos — e explore outros canais de comunicação como WhatsAppFacebookGoogle Business e Doctoralia.

O mais importante é que seu paciente possa lhe encontrar e entrar em contato com facilidade pela internet. Responder por meio desses canais com a máxima agilidade possível também é essencial.

 

3. Crie conteúdos personalizados

Para que seu paciente se sinta ainda mais conectado com você, que tal criar conteúdos que tenham a ver com seus interesses? Seja um blog com dicas de saúde e bem-estar ou uma newsletter com novidades no setor, conteúdos benfeitos são muito mais atrativos do que propagandas.

O chamado marketing de conteúdo pode não apenas fortalecer sua relação com os pacientes já conquistados, mas também atrair novos clientes que ainda não conheciam seus serviços. Dependendo da quantidade de pacientes, você pode até investir em ferramentas de automação.

 

3. Ofereça experiências únicas

Por fim, para fidelizar pacientes uma estratégia certeira é criar uma relação mais íntima com cada um deles. Além do atendimento olho no olho, uma maneira de fazer isso é explorar formas alternativas de comunicação, como:

  • convidar seus pacientes para eventos e workshops exclusivos da clínica, como uma palestra sobre saúde bucal, cuidados com a pele ou dicas de emagrecimento;
  • enviar correspondências físicas ou digitais em datas especiais, como no aniversário do paciente ou no Natal;
  • usar datas comemorativas como Dia da Mulher, Dia das Mães ou Dia dos Pais para presenteá-lo com pequenos mimos (bombons, chaveiros, canetas etc.);
  • destacar pacientes mais fidelizados com posts nas suas redes sociais, contando o caso de sucesso deles.

Com pequenas ações que valorizam seu paciente é possível fidelizá-lo e, por consequência, atrair novos. Afinal, pacientes fidelizados e satisfeitos fazem recomendações e podem se tornar até clientes evangelizadores do seu trabalho. Pense nisso!

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância de fidelizar pacientes? Então não deixe de compartilhar este post nas redes sociais!

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