5 motivos para você monitorar a sua marca na internet

Você costuma acompanhar tudo que é dito sobre a sua marca na Internet? Esse trabalho recebe o nome de monitoramento e tem uma função importante na sua estratégia de Marketing Digital.

Apesar de ser uma tarefa importante na estratégia de branding de uma empresa, o monitoramento de marca é negligenciado por muita gente que não ainda não consegue perceber as vantagens em realizar esse trabalho e acaba desperdiçando muitas oportunidades de negócio no processo.

Nesse artigo, você descobrirá cinco bons motivos para monitorar sua marca nas redes e não deixar passar nenhuma chance de aumentar seu faturamento. Continue lendo!

 

1. Fazer o alinhamento das estratégias da marca na Internet

Um dos ganhos que sua empresa pode ter ao fazer o monitoramento na rede é ter uma visão panorâmica das suas diversas ações de marketing e poder alinhá-las perfeitamente.

Isso significa que você poderá descobrir o que está funcionando nas suas estratégias, o que não está, onde tem problema e onde não tem. Com esse conhecimento, fica mais fácil ajustar todos os detalhes e deixar suas campanhas otimizadas e trabalhando em conjunto.

 

2. Acompanhar e antecipar tendências do mercado

Se você não estiver monitorando a sua marca na Internet, pode ter certeza que seus concorrentes estarão fazendo o dever de casa direitinho.

Um dos grandes motivos para fazer esse trabalho é acompanhar (e também antecipar) as tendências do mercado e posicionar a sua empresa de forma a tirar a maior vantagem possível disso.

Esse estudo inclui ficar de olho no que os concorrentes estão fazendo — e os resultados que estão obtendo —, além de acompanhar a opinião e visão de especialistas e influenciadores na área.

 

3. Criar maior engajamento entre os clientes e sua marca

Um dos principais termos no Marketing Digital é “engajar o consumidor” por uma razão bem simples: quanto mais participativo ele está em relação a sua empresa, maior o retorno obtido para você.

Ao monitorar a sua marca na Internet, você poderá ter acesso a reclamações, dicas e toda uma miríade de feedback que seus clientes voluntariamente oferecem nas suas redes sociais.

Esse retorno pode ser transformado em interação pela sua equipe de atendimento e em engajamento, trazendo retorno em duas frentes: a primeira é ao criar um relacionamento forte com o cliente, o que pode levá-lo a fazer uma nova compra.

A segunda é ao gerar engajamento nas redes sociais, que se traduz em maior alcance orgânico, especialmente no Facebook.

 

4. Descobrir novas oportunidade e possíveis clientes na rede

Uma das principais razões para fazer um monitoramento da sua marca online é obter uma visão completa sobre a atuação da sua empresa. Isso é:

  • resultados das estratégias de marketing;
  • satisfação dos clientes;
  • ação dos concorrentes;
  • tendências do mercado.

Ao obter um alto nível de conhecimento em todas essas áreas, sua empresa ganhará um bônus inesperado: novas oportunidades de negócio e possíveis novos clientes online.

Isso vai depender de como você souber aproveitar as informações obtidas no monitoramento. Talvez um feedback de um cliente se transforme em um novo produto.

O ponto é que o mar da internet está repleto de dados que podem se transformar em oportunidades para sua empresa explorar.

 

5. Conhecer mais profundamente os clientes da marca

Se você tivesse que nomear o ativo mais poderoso da sua empresa, qual seria? A resposta certa é: seus clientes.

São eles que geram o combustível necessário para a máquina da sua empresa continuar funcionando, produzindo novos produtos e crescendo de modo saudável e sustentável.

Através de um bom monitoramento nas redes sociais, você poderá entender melhor os seus clientes e poder estabelecer uma ligação mais profunda com eles, seja através de campanhas de marketing melhor direcionadas ou produtos específicos para eles.

Esse trabalho aumenta o número de defensores da sua empresa, fortalecendo sua marca e conquistando novos clientes no processo.

Viu como existem tantos bons motivos para fazer o monitoramento da sua marca na Internet? Com tantas vantagens assim, não dá para negligenciar essa tarefa por muito tempo.

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